Política — 05 março 2013

 O Tte-Coronel  Hugo Chávez  declaradamente anti-americano, não conseguiu tomar posse,para o quarto mandato como presidente da republica da Venezuela, o qual só terminaria em 2019, o que completaria 20 anos no poder.

 

O Ex- Presidente venezuelano, Hugo Chávez , morreu nesta terça-feira às 16h25 locais (18h55 em Brasília) aos 58 anos, anunciou o vice-presidente Nicolás Maduro em rede de televisão nacional.

Ex-Vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi ao vivo à TV nesta terça-feira (5) denunciar o que chamou de “conspiração” dos inimigos contra o governo e reafirmar a unidade do regime.
Maduro falou uma reunião de gabinete ao vivo na TV estatal, direto do Palácio Presidencial de Miraflores, em Caracas.
Ele afirmou que inimigos do regime, em especial os EUA, se aproveitam da situação de saúde de Chávez para “desestabilizar” o país, e anunciou que um adido militar dos EUA será expulso do país por “conspirar contra o regime”.

O funcionário, foi identificado como David del Mónaco, segundo Maduro, teria procurado militares para propor um golpe contra o governo. Ele tem 24 horas para deixar o país, de acordo com o vice.
Maduro também afirmou que o câncer que acomete o presidente é um “ataque” dos inimigos, um de vários ocorridos ao longo dos últimos 14 anos, segundo ele, e comparou-o à doença que provocou a morte do líder palestino Yasser Arafat.
Ele prometeu também medidas para combater o que chamou de “sabotagem elétrica” que estaria ocorrendo em vários locais do país.

O ex líder venezuelano Hugo Chávez teve uma trajetória invejável,  porém, muito politico-militarizada, cheia de retoricas e sem falar num populismo um tanto folclórico; fazia do jeito que a maioria de seu povo gostava; aparentemente era muito amigo dos lideres de esquerda do Oriente Médio e porque não dos seus vizinhos Bolivarianos.

Chávez lutava contra um câncer na região pélvica desde junho de 2011. No mesmo mês, foi operado pela primeira vez em Cuba. Em fevereiro de 2012, anunciou a reincidência da doença. Passou por uma nova cirurgia e foi submetido a radioterapia em Havana, onde ficou até abril. Em julho, disse que estava totalmente curado. Mas a doença retornou e, em dezembro do ano passado, Chávez viajou para Havana pela terceira vez. Voltou a Caracas em 18 de fevereiro, segundo uma mensagem em sua conta de Twitter. No entanto, seu estado de saúde já era terminal.

Em outubro de 2012,  Hugo Chávez fora eleito pela quarta vez presidente da República, cargo que ocupava desde 1999. A cerimônia de posse estava marcada para o dia 10. Os últimos dias de tratamento em Cuba provocaram um cenário de incerteza na Venezuela sobre o futuro político do país.

Hugo Rafael Chávez Frías nasceu dia 28 de julho de 1954 em Sabaneta, no Estado de Barinas. Segundo de sete filhos de um casal de professores, Hugo foi mandado para viver na casa da avó, Rosa Inéz Chávez, junto com seu irmão Adán. Os três se mudaram para a cidade de Barinas, capital do Estado, para que os dois irmãos pudessem frequentar a única instituição de ensino médio da região.

Hugo Chávez havia voltado a Caracas no dia 18/02,  após ter sido submetido a uma quarta cirurgia relativa a um câncer não especificado na região pélvica, em Cuba no dia  11 de dezembro; o câncer teria sido  mal diagnosticado em junho de 2011, havia conversas veladas de que o câncer não seria curado;  se não era de todo conhecido, como podiam fazer veladamente essas afirmações; muito estranho.

 

Mid.Edit/J.Coutinho

Mid.Edit/J.Coutinho

 

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *