Já no primeiro dia aberto para exposição grátis, o Museu de Arte do Rio de Janeiro recebe um invejável publico superior a três mil pessoas.
O Rio de Janeiro comemorou seus 448 anos, na sexta-feira, 1º de março, com um belo presente. Foi inaugurado o Museu de Arte do Rio (MAR), a primeira obra concluída do projeto de revitalização econômica, social, ambiental e cultural da Zona Portuária. São 15.000 metros quadrados, com oito salas de exposição, que têm como missão divulgar e conservar a cultura carioca e brasileira, bem como integrar arte e educação, e cuja construção teve patrocínio da Vale.
Com a inauguração do Museu de Artes do Rio de Janeiro, a área portuária e arredores, deverão ter uma valorização dos imóveis, bem como uma melhor qualidade de vida dos seus moradores.
O MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro) funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Às terças-feiras, entrada é gratuita para o público em geral. Longe de se ater ao passado, a cidade ganha o primeiro ícone da revitalização da Zona Portuária aponta novos olhares e perspectivas sobre o Rio.
Vizinho do Morro da Conceição, do Cais do Valongo, da Pedra do Sal e do Cemitério dos Pretos Novos, o MAR olha adiante e também destaca a arte brasileira e a mundial. A viagem pelo museu da Praça Mauá, que começa pelo terraço da Escola do Olhar, leva a uma percepção diferente sobre algo que sempre esteve no mesmo lugar. Depois de atravessar a passarela que une os dois prédios da instituição, chega-se ao quarto andar do edifício eclético que abriga o Pavilhão de Exposições.
A mostra “Rio de imagens — uma paisagem em construção”, que vai até 28 de julho, é uma aula de carioquice, sem obedecer a nenhuma ordem cronológica. Logo na entrada, cartazes publicitários e cartões-postais do Rio dos anos 30 e 40. Depois vêm as pinturas feitas por artistas viajantes do século XIX.
O evento contou com a presença da presidenta da República Dilma Rousseff; também ,do governador do estado, Sérgio Cabral; do prefeito da Cidade, Eduardo Paes; do diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, além de outras autoridades, artistas e formadores de opinião. A Presidenta Dilma Rousseff agradeceu a participação de Vale nesse projeto.
Edit./J.Coutinho
Relacionadas
São João de Jerusalém o Esmoler
janeiro 11, 2024Tiradentes morreu em Paris?
janeiro 11, 2024Simón Bolívar juramento de heroi
junho 25, 2020Um quinto para abolição propõe, a Maçonaria.
maio 09, 2018Hoje há sessão, a sua presença é importante!
abril 18, 2018Tiradentes maçom não Iniciado.
abril 25, 2017The White House – A Casa Branca.
março 10, 2017Washington Luiz S.Coutinho Correia Arte-educador Artista visual
fevereiro 18, 2017Portugal do Rio Douro até Coimbra
janeiro 25, 2017Sem cigarros com saúde !
janeiro 08, 2017Compartilhar
Sobre o Autor
(0) Comentários