Vice-campeão da GP2 em 2012, brasileiro de 23 anos será companheiro do britânico Max Chilton na escuderia:
‘É a conquista de um sonho para mim’
Felipe Massa, da Ferrari, não será o único brasileiro na Fórmula 1 em 2013. Após meses de apreensão e negociações, Luiz Razia garantiu seu lugar no grid. O baiano de 23 anos acertou com a Marussia e fará sua estreia na elite do automobilismo mundial neste ano. Vice-campeão da GP2, ele será companheiro do britânico, também estreante, Max Chilton. Razia mantinha conversas com a Marussia desde o ano passado e havia ficado surpreso com o anúncio de Chilton, acreditando que não teria mais chances. Porém, com a rescisão do contrato de Timo Glock no início de janeiro, o brasileiro voltou a apostar suas fichas no acerto com o time, que é baseado na Inglaterra e comandado por uma montadora russa. O anúncio oficial deverá ser feito no dia 5 de fevereiro, durante apresentação do novo carro, no circuito de Jerez de la Frontera (Espanha). A estreia de Razia está marcada para dia 17 de março, no GP da Austrália, que abre a temporada. Ainda restam vagas na Force India e na Caterham e o brasileiro Bruno Senna está na briga.
– Foi um processo um pouco longo e muito angustiante. Até esse último momento a gente estava sem nada, praticamente. E a gente conseguiu fechar no “último minuto”. O importante é que consegui algo que trabalhava há 11 anos na minha carreira, desde o kart até agora. E realmente é a conquista de um sonho para mim. Vale mais do que qualquer outra coisa – celebrou o piloto, que será o 30º brasileiro na F-1, o primeiro oriundo da Região Nordeste do país.
Das corridas de gaiola aos 12 anos na cidade de Barreiras (Bahia), onde nasceu em abril de 1989, até a F-1, foi um longo caminho. Sua carreira em monopostos começou em 2005, na F-Renault 2.0 Brasil e na Fórmula 3 Sulamericana, categoria pela qual sagrou-se campeão no ano seguinte. Em 2007, o baiano fez boa temporada na Euro 3000, além de algumas participações na World Series. Sua história na GP2 começou em 2008, com a entrada na divisão asiática da categoria. Nos três anos seguintes, fez temporadas discretas por equipes médias. Paralelamente, alimentava o sonho da F-1 ao ao participar de testes de jovens pilotos na VRT (atual Marussia) em 2010 e na Team Lotus (hoje Caterham) em 2011.
Por Felipe SiqueiraRio de Janeiro
Edit./J.Coutinho
Relacionadas
Quem criou a Olimpíadas?
janeiro 23, 2015Brasil 1, 2, 3 x 0 Japão – Copa das Confederações
junho 15, 2013Brasil x Inglaterra – Maracanã o Templo do Futebol
junho 02, 2013Atentado na maratona de Boston
abril 16, 2013Esquadrilha da Fumaça, aviões Super Tucano
abril 02, 2013Museu dos Coches Portugal, vale a pena ser visto.
março 31, 2013Club da Ferrari – China
fevereiro 10, 2013Fazer racha com Ferrari, é coisa de gente grande…
fevereiro 09, 2013Compartilhar
Sobre o Autor
(0) Comentários