Boris Berezovsky é encontrado morto em Londres, neste sábado, no banheiro do seu apartamento.
Boris Berezovski, um dos homens mais ricos do mundo, que estava exilado em Londres morreu aos 67 anos, a informação veio do seu porta-voz neste sábado , sem dar maiores detalhes. “Sim, morreu, esta tarde, conforme me confirmou seu advogado“, afirmou, por telefone, o porta-voz de Berezovski à AFP.
Segundo a imprensa britânica, o empresário teria sido encontrado morto em sua casa, no Surrey. Eminência parda do Kremlin nos tempos de Boris Yeltsin, Boris Berezovski caiu em desgraça com a chegada ao poder de Vladimir Putin e obteve o status de refugiado político na Grã-Bretanha em 2003.
Não há nenhuma informação mais clara sobre a causa da morte de Boris, apenas que foi encontrado morto no banheiro do seu apartamento, em Londres, na Inglaterra. Um dos homens mais ricos do mundo, Boris Berezovsky é apontado como um dos cabeças da parceria entre a MSI e o Corinthians, que é investigada pela Justiça brasileira.
Em várias ocasiões, Moscou pediu a Londres, a extradição mas nunca obteve êxito; empresário é acusado na Rússia de ter tentado organizar um golpe de Estado.
Berezovski era alvo de inúmeras investigações na Rússia. A última, data de maio do ano passado, depois que ofereceu uma alta recompensa para quem conseguisse “deter o perigoso criminoso Putin”.
Com o Corinthians apenas uma diversão “diversão de US$ 32 Milhões “ com isso o Corinthians passou a ser investigado devido às grandes quantias de dinheiro envolvendo o clube.
Apesar de representar a MSI e o próprio clube, o iraniano Kia não passava de um fantoche. Quem estava por trás de tudo era o bilionário Boris Berezovsky, chefe da máfia russa. Procurado pela Interpol, organização policial internacional, Berezovsky tinha uma rede de tráfico de armas no Irá, cujo sócio era justamente o pai de Kia. Entre outras acusações está a lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, associação ilícita, fraude comercial e fraude bancária.
Em depoimento à Polícia Federal, Boris Berezovsky afirmou que o Corinthians era apenas uma diversão, na qual ele investiu US$ 32 milhões. O objetivo era montar um império como o que ele montou na extinta União Soviética. Matemático de sucesso, Boris largou tudo para ser dono de uma revendedora de automóveis, protegido pela máfia. Inteligente, tornou-se maior que os mafiosos e passou a tratar diretamente com o governo, sendo o homem mais rico do país e dono de 20 grandes empresas.
“O poderoso chefão do Kremlin“ foi o título que o jornalista norte-americano Paul Klebnikov deu ao seu livro, no qual revela como Boris Berezovsky virou a importante figura que é hoje. Pelo caminho, o mafioso teria sido o responsável pela morte de Vladislav Listyev, apresentador de TV e crítico do Estado russo, ocorrida em 1995. O livro não passou despercebido. Em julho de 2004, Klebnikov foi assassinado enquanto caminhava em Moscou.
A sorte de Boris Berezovsky mudou com a entrada de Vladimir Putin no poder. Ex-agente da KGB, antigo serviço secreto russo,
Putin julgou o chefão da máfia poderoso demais, e passou a perseguir o bilionário, obrigando-o a pedir asilo político na Inglaterra. Quem também sofreu com a perseguição foi Roman Abramovich, empresário do ramo petrolífero, que construiu seu império de forma polêmica no final da URSS e que também tem ligações com Berezovsky.
A corrupção na Russia não para de crescer; era essa a noticia veiculada em junho de 2008. O Comité de Investigação, vai tomar decisões, sem dó, nem piedade, com vista a julgar os criminosos de qualquer nível. Para nós, a medida não é a altura do gabinete de serviço ou o volume da carteira do homem de negócios, mas exclusivamente a questão de se existe ou não indícios de crime nas suas ações, ameaçou.
Bastrikin mostrou-se surpreendido com a atitude dos réus em casos de corrupção em relação aos meios orçamentais.
“Vejam como alguns réus olham para grandes quantias do Orçamento: um bilhão para a direita, um bilhão para a esquerda, para o seu bolso, para zonas off-shore”, declarou.
“Isso não tem nada de extraordinário: nas casas das pessoas que ganham salários baixos, durante as buscas, são encontrados centenas de milhares, ou até milhões de dólares ou euros, é claro que estão habituadas a viver à grande: ter grandes propriedades, grandes negócios em nome de outras pessoas”, acrescentou.
De acordo com Bastrikin, “quando são chamados à responsabilidade, tentam tornar culpado aqueles que cumprem honestamente o seu dever profissional: os investigadores e seus dirigentes”.
O dirigente do Comité de Investigação reconheceu que também nesse órgão policial há “corruptos” e “traidores”.
“O Comité de Investigação abriu quase 450 processos crime contra funcionários públicos e mais de 1600 contra agentes dos órgãos de segurança”, disse.
Estas declarações ocorrem no momento em que o novo Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, desencadeou mais uma campanha contra a corrupção no país.
O antecessor no cargo, Vladimir Putin, colocou o combate à corrupção como um dos objectivo da sua política mas, a julgar pelos números, sem grandes resultados.
Esperemos que esta nova campanha não conduza a mais um surto de corrupção.
Vem à memória a luta de Putin contra os oligarcas. Quando chegou ao poder em 2000, havia sete oligarcas, hoje há 78 multimilionários legais? E se a estes se juntarem os novos ricos clandestinos?
O Primeiro-Ministro russo, Dmitri Medvedev, sugeriu a jornalistas europeus que o sucesso da democracia na Rússia só poderá ser avaliado dentro de cem anos a partir de agora. Em uma entrevista coletiva, na quarta-feira, dia 20 março de 2013, em que se discutiu principalmente a crise financeira no Chipre.
**************************************************************************
( Pois, se não há democracia, há corrupção; e é exatamente do tamanho inverso. )
Edit./ J.Coutinho
Edit./J.Coutinho
Relacionadas
Tiradentes morreu em Paris?
janeiro 11, 2024Um quinto para abolição propõe, a Maçonaria.
maio 09, 2018Tiradentes maçom não Iniciado.
abril 25, 2017Portugal do Rio Douro até Coimbra
janeiro 25, 2017Parlamentarismo no Brasil Sim e Não !
agosto 31, 2016Americana – Br. – Confederados – Gr. de Secessão 2/5
janeiro 17, 2014Acidente aéreo no aeroporto de San Francisco – EUA
julho 06, 2013A Marmota mentirosa; Processo nela !
março 28, 2013PM invade museu do Índio no RJ
março 24, 2013Compartilhar
Sobre o Autor
(0) Comentários