Educação — 05 fevereiro 2013

 

Dresden, capital do Estado Saxon na Alemanha, é uma cidade com uma história centenária, além de ser considerada uma das mais bonitas da Europa.

Recentemente, na Cidade Proibida de Beijing, patrimônio cultural mundialmente conhecido, está sendo realizada a exposição de relíquias culturais da corte polaco-saxônica “Esplendor da Águia Branca”.

A exposição de relíquias da corte polaco-saxônica, “Esplendor da Águia Branca”, é organizada pelo Museu do Palácio de Beijing e Museu Nacional de Artes de Dresden na Alemanha. A paisagem luxuosa da corte polaco-saxônica nos séculos 17 e 18 pode ser contemplada por meio de 170 relíquias requintadas.

Ao entrar na sala de exposição, o visitante se depara com um trono real sumptuoso e se insere imediatamente na atmosfera da corte européia. Entre os nove grupos de relíquias incrustadas por diamantes, a mais representativa é uma condecoração de águia branca que simboliza a família imperial polonesa. Segundo os especialistas, o título da exposição, “Esplendor da Águia Branca”, é originado a partir dessa condecoração.

No século 17, com a deposição do trono polonês, o governador de Saxon tornou-se rei da Polónia. Por essa razão, Saxon tem diversas relíquias da corte polonesa.

Uma das organizadoras da exposição, a Sra Bischoff, do Museu Nacional de Artes de Dresden, afirmou:

“O Museu de Dresden foi fundado a partir de coleções de relíquias da corte saxônica de 11 museus, que preservaram o patrimônio cultural saxônico.”

A exposição exibe a política, cultura, vida, arquitetura, arte e diplomacia da corte polaco-saxônica durante os séculos 17 e 18.

A porcelana é um dos detaques desta exposição. Em inglês, a palavra “China” significa porcelana, e a capital da porcelana na Alemanha, Meissen, também situa-se no Estado de Saxon. Durante os séculos 17 e 18, as famílias imperiais e nobres de diversos países se apaixonaram pela porcelana chinesa, incluindo a corte polaco-saxônica, que colecionou porcelanas chinesas de alta qualidade. Fazem parte da exposição dois pratos com desenho de característica oriental. Segundo a Sra. Bischoff, um é original e foi encomendado à China, o outro é uma imitação feita por artesões de Meissen a partir de uma ordem do rei. Os artesões alemães aprendiam técnicas orientais de se produzir porcelana. Bischoff acredita que esses artigos demonstram que naquele período, a China tinha grande influência sobre a arte da decoração em todo o mundo.

Entre os artigos exibidos, ainda é possível encontrar artesanatos do período do Imperador Kangxi, da Dinastia Qing, como a porcelana azul e branca, a escultura de madeira com figura de monge, os relógios com desenhos, entre outros. O diretor do Museu Nacional de Artes de Dresden, Martin Roth, declarou que naquela época, a corte Saxon era o centro da “mania chinesa”, adquirindo coleções de artesanatos chineses, enquanto a corte chinesa tinha interesse pela arte europeia;

“É bem interessante que nos séculos 17 e 18 os imperadores começaram se interessar pela cultura de outros países, e que estavam em busca de intercâmbios mais profundos. Através dos parques clássicos como o de Yuanmingyuan, pode-se descobrir que há séculos atrás, a China construiu parques de estilo europeu, e no mesmo período histórico, em Dresden, existiam construções baseadas na arquitectura de estilo chinês.”

Fundado no início do século 18, o Parque Yuanmingyuan é um parque imperial da Dinastia Qing da China, e tinha arquiteturas de estilo europeu. A Cidade Proibida, um palácio imperial da Dinastia Qing, também possui diversos tesouros europeus.

O Museu do Palácio de Beijing e o Museu Nacional de Artes de Dresden começaram a organizar esta exposição há 7 anos.

Em 2008, os dois museus realizaram juntos no Palácio de Dresden, uma exposição de relíquias intitulada “Dragão Dourado e Águia Branca”. A exposição comparou os artesanatos colecionados pela corte chinesa e saxônica no mesmo período histórico e foi bem acolhida pelo público. A nova exposição é também fruto da cooperação entre os dois museus. O vice-diretor permanente do Museu do Palácio de Beijing Li Ji;

“Realizamos a primeira exposição conjunta em Dresden, onde fizemos uma comparação entre as relíquias das duas partes. Demos o nome Dragão Dourado e Águia Branca à exposição, pois queríamos mostrar os aspetos comuns e diferentes das duas culturas atrás da corte dos dois países no mesmo período.”

Especialistas consideram que por meio dessas duas exposições, fica claro que há 300 anos atrás, as cortes ocidental e oriental não tinham contatos diretos, porém compartilhavam a curiosidade em conhecer a cultura de vêmoutras civilizações.

O chefe do Departamento de Exposições do Museu do Palácio de Beijing, Ma Jige, afirmou que o rei francês Louis XIV, escreveu pessoalmente uma carta ao imperador chinês Kangxi, mas por alguma razão, a carta nunca foi enviada. Atualmente a situação é outra; nos últimos anos, o Museu do Palácio de Beijing e os museus e palácios estrangeiros cooperam estreitamente e realizaram diversas exposições de relíquias.

“Nos últimos dez anos, organizamos várias exposições e cooperamos com importantes museus do mundo, como por exemplo, o Palácio Versailles e o Museu do Louvre.

As grandes exposições chinesas organizadas em parceria com outros países no Museu do Palácio de Beijing mostram aos chineses e estrangeiros que a cultura e a arte representam a melhor ponte de intercâmbio entre diferentes nações.

 https://www.google.com.br/

Siga o link, p/ saber mais; http://portuguese.cri.cn/301/2009/05/05/1s106940.htm

De: Radio China International

 

 

 

 

 

Edit./Yi Chan

 

 

 

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