Slideshow — 03 janeiro 2015

Para esconder sua verdadeira identidade, o destemido Aquiles não se importando com a língua do povo; vestiu-se com roupas femininas e escondeu-se no palácio.

(por/J.Coutinho:.)

” Fatos mitológicos” 

O Guerreiro é Guerreiro; o ser é humano !

Com as batalhas da Guerra de Troia a cada dia se tornando mais difíceis; Tétis mãe de Aquiles ouve um presságio de que seu filho morreria ao final das batalhas, sem titubear, ela põe em pratica um plano para protegê-lo; leva-o até um vestiário, o faz vesti-se de mulher, e o conduz à corte do rei Licomedes na  ilha de Ciros.

A partir de então, ele ficou fazendo parte das meninas do palácio, convivendo com as princesas, as quais o tinham com Pirra (ruiva); esse foi  o nome que sua mãe lhe deu ao deixá-lo no palácio.

O fato é que Aquiles sumiu do convívio dos seus pares. A cidade o procura, “o nosso principal guerreiro não pode desaparecer assim misteriosamente” é o que se ouve em cada esquina da Grécia.

Depois de terem vasculhado toda a cidade em busca do herói, há indícios de que ele estaria na ilha  de Ciros. Odisseu (Ulisses) e Diomedes foram enviados à sua procura. Mas como achar Aquiles, no meu das raparigas?

Ulisses bola um plano; uma ideia engenhosa, e para se aproximar das moças, monta uma barraca de bugigangas.

Então, fantasiado de comerciante, Ulisses entra na área onde estão  as raparigas que ficam deslumbradas com tantas coisas bonitas: sedas, brincos, cintos, braceletes, tecidos bordados, utensílios diversos, entre os quais algumas armas, tais como, punhais espadas etc.

Eis que, uma ruivinha  distraidamente começa a manusear aquelas armas; o ” Herói Aquiles ”  acaba de carimbar seu passaporte para Tróia.

“Dizem que o herói Aquiles era homossexual” Na mitologia grega um dos casos mais notórios de “duplas gays” é justamente o de Aquiles o herói  da Guerra de Tróia.

Seu parceiro era Pátroclo, que é ferido e morto por Heitor com uma flechada durante o conflito.

Aquiles cuidou do amado, mas não impediu que ele morresse, e ficou inconsolável.

A relação entre Aquiles e Pátroclo era tão íntima que quando Aquiles morreu, seu corpo foi cremado e os ossos, misturados aos de Pátroclo: Esse era um costume reservado apenas aos casais Héteros; porém esse fato na Grécia antiga, mostrou que Aquiles era de vanguarda até na morte !.

(Por/J.Coutinho:.)

 

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *