Educação Slideshow — 31 março 2013

Zai jian = até logo, Tchau, etc (caractere, 再見)

(Por/Yi Chang:.)

A língua chinesa; chinês simplificado; 汉语; chinês tradicional; 漢語; pinyin; (Hànyǔ) ou (chinês simplificado: 华语; chinês tradicional: 華語; pinyin: Huáyǔ) ou  (chinês simplificado: 中文; pinyin: Zhōngwén) é na verdade uma família de línguas que pertence ao ramo sino-tibetano.

Aproximadamente a quinta parte dos habitantes da Terra falam alguma forma de chinês como língua materna, tornando a língua chinesa a mais falada no planeta, embora não seja a mais difundida; parece que já estamos passando da hora de nos aprofundarmos nesse “mundo chinês” com suas nuances complexas, começando pela complexidade da sua escrita, com seus tons e sons; conforme uma professora “nativa” de chines mandarim tradicional, quem estiver disposto  aprender chines há de por em funcionamento os quatro lados do cerebro, pois não são as 26 letras do alfabeto romano, e sim, uma gama de ideogramas capaz de desestimular os menos pacientes. Sabe-se que o basico a ser decorado a princípio é entre 500 a 1000, que devem ser praticados, com seus tons e sons.

É uma língua tonal, isolante e, basicamente, monossilábica, tendendo ao monossilabismo principalmente na variante escrita, enquanto as variantes faladas (notoriamente o mandarim) costumam fazer amplo uso de palavras dissilábicas e polissilábicas. As raízes lexicais são, no entanto, todas monossilábicas.

Notemos que já foram catalogados cerca de 80.000 a 100.000 ideogramas sendo que a quantidade normalmente utilizada está entre  5000 a 8000, ou seja; 10% , somando a isso os 4 tons básicos além do tom neutro etc.  Mas o que poucos sambem sobre a China, é que eram punidos severamente (por ordem do imperador) os que fossem pegos tentando ensinar o mandarim aos não chineses. Normalmente deveria o infrator, ir a praça publica se auto-desonrar, mas nem assim, escapava de uma punição mais severa.

Bù, não= caractere,  

Zai,  estar, =  caractere ,

Zài,  novamente, de novo  = caractere,  再

Jiàn,  ver       = caractere,   見

 

Zài jiàn,  até logo, Tchau, etc  = caractere, 再見

Míng tiān,  amanhã  =  caractere,    明天

Míng tiān jiàn  até amanhã = caractere,    明天見. ( Amanhã ver )

Wo yao da dian hua; (Eu) Quero telefonar,= caractere  我要打电话

 

(Por/Yi Chan)

 

Yì Chàn

 

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>