Maçonaria Religião Slideshow — 03 novembro 2018

 

SE CONSERVASTES VOSSAS MÃOS LIMPAS…

v

CALÇAI AS VOSSAS LUVAS !

“O Am:. Ir:. deve estar convicto de que, este Ato simbólico tem como marca de distinção e pureza lembrar ao Am:.Ir:. o dia de sua Iniciação, quando, da emoção e alegria de ser recebido numa Loja por  AAm:. IIr:. que lhes confiaram dois pares de Luvas, com alvura singular, sem nenhuma nódoa; assim, o Am:. Ir:. deve sempre se encontrar, antes de adentrar no Templo para uma Sessão Maçônica no Rito Adonhiramita.”

(Por/ J.Coutinho:.)

 

Maçonaria de São João de Jerusalém

 

A Maçonaria é uma Instituição de homens sábios e virtuosos que se consideram Irmãos entre si, cujo fim, é permanecerem intimamente unidos por laços de recíproca estima amizade e confiança, estimulando uns aos outros na prática das virtudes; é um sistema de moral velado por alegorias e ilustrado por símbolos.

Além de ser uma sociedade de homens sábios e virtuosos, também é uma faculdade cujo irmão interessado pode participar como um professor e ao mesmo tempo um aluno “na Maçonaria quem sabe ensina quem não sabe aprende para ensinar”. Quem tem disposição para aprender terá muito mais disposição para ensinar; Finalmente, somos todos eternos aprendizes.

(Por/J.Coutinho:.)

 

Para dar um entendimento mais abrangente sobre a Maçonaria, vejamos o que escreve o  Am:.ir:. José Martins Jurado, em sua Obra

Maçonaria Adonhiramita Apontamentos:

São João de Jerusalém

Com exceção da morada de Deus o G:.A:.D:.U:., nada existe mais belo no mundo do que o Espírito da Maçonaria, cuja missão consiste em transformar a humanidade numa Grande Fraternidade redentora, composta de homens livres e de bons costumes, empenhados na brilhante empresa de realizar com o tempo, o Amor e a construir um mundo novo.

Quem poderá acaso descrever um espirito tão belo? Que palavras pode conter o que pertence somente ao domínio maravilhoso de poesia e da música, e cuja magia encarna as realidades fugazes e impalpáveis?

A Maçonaria invoca a todos os amantes da beleza com suas parábolas, símbolos e dramas majestosos, enviando para educar o caráter da poesia e do símbolo, a filosofia e a arte. Com suas doutrinas amplas e tolerantes, recorre aos homens inteligentes, atraindo-os pela intensidade de sua fé e por seu clamor de liberdade de pensamento, com objetivo de ajudá-los a pensar, através do cristal de esperanças, no significado da vida, no mistério do mundo.

Mas o chamamento mais intenso da Maçonaria é mais eloquente, dirige-se ao coração do homem, do qual emanaram as fontes de vida e do destino.

Quando os pensamentos se esgotam no cérebro, então começa a pensar o coração do homem, se vale a vida a pena de ser vivida, ou se vale apena ser ajudada para a maldição de sua raça.

“A tragédia de nossa raça não é que os homens sejam pobres, por que todos eles reconhecem a pobreza, nem consiste tampouco em que sejam maus, porque nada se pode fazer para serem bons, nem mesmo que sejam ignorantes, porque pode crer que seja sábio? A tragédia de nossa raça é que os homens se desconhecem como se fossem estranhos”.

A Maçonaria é AMIZADE:amizade primeiro com o Grande Mestre de quem nos fala nossos corações; como Grande Mestre que se encontra mais perto de nós do que nós mesmos, e cuja inspiração e auxilio constituem o eixo sublime da experiência humana.

O aspecto religioso da Maçonaria consiste em estar em harmonia com seus propósitos, em abrir as portas da alma às suas sugestões e em ter a consciência de sua Amizade.

No aspecto humano, tudo pode resumir-se em uma só palavra: AMIZADE. Ser amigo de todos os homens, sejam quais forem as diferenças de credo, cor ou condição, mantendo toda relação humana com espírito da amizade. Pode-se encontrar coisa mais bela?

Tal é o espirito da Maçonaria, tal seu ideal que, não podendo realizar-se imediatamente, tem um valor extraordinário quando amando e trabalhando para a sua realização pensando no futuro está.

Da mesma forma não é o Espírito da Amizade um mero sentimento de fraternidade simpática, e portanto instável, que dissolve as facções concretas da humanidade em frase mal feita e vaga de emoções. Não, esse Espírito crava suas raízes na terra com profunda filosofia, observando a amizade do Universo em que vivem, e de acordo com seu destino de origem.

Se acreditamos que Deus é vida de tudo quanto existiu, existe e existirá, se admitimos que viemos ao mundo por obra e graça de uma Grande Sabedoria e de um imenso amor, então todos somos Irmãos.

Todos os homens, sejam eles bons, sejam maus, ricos ou pobres, doentes, com saúde, são filhos de um eterno Amigo, estando ligados por uma corrente de ouro em seu parentesco espiritual.

A fraternidade humana se funda nessa obra, na qual está a base da luta da Maçonaria, não só em prol da liberdade, como também em prol da amizade entre os homens.

Por isso a Maçonaria luta no meio de um mundo de inimizades em prol da amizade, e trata de unir os homens de uma única maneira com que dignamente podem unir-se.

Cada Loja é um Oasis de igualdade e de boa vontade no coração desolado de um deserto. Cada Loja se esforça em agrupar todos os homens em uma grande união de simpatia e serviços, daquela que hoje em dia é sua representação em pequena escala.

A Maçonaria se esforça agora, como sempre, em melhorar os homens, aperfeiçoando seu pensamento e purificando sua simpatia, aumentando seus conhecimentos, elevando-os aos altos Grau, fundamentando sobre bases firmes e amplas, suas vidas e amizades.

É o Espírito da Maçonaria| Quando esse espírito se abrir para o Mundo, a sociedade será uma vasta comunidade de Justiça e a lei, uma regra de beneficência; o lugar será mais sagrado; mais alegre será o riso das crianças mais singelo o templo de Orações.

________________________________________________________________________________________________

(Edit./J.Coutinho:.)
Biograf:
Templo Maçônico  Adon:.
Maçon.Adonbhiramita: J.M.Jurado-Madras

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *