Esporte Gastronomia — 21 janeiro 2013

O tradicional restaurante de comida portuguesa oferece Iguarias como queijo da serra, chouriço, alheiras, presunto cru e sardinhas, entre outros. No cardápio principal uma ótima escolha é o bacalhau à Lagareira, feito na brasa com batatas na casca, azeite e alho.

O que você quer comer Pa?

Consideramos um bom restaurante, um restaurante cujo preço/qualidade seja interessante, bom serviço e bom ambiente. É importante saber que gastar com comida não é algo passageiro, fica na memória.
Também é importante saber o que quer comer. Por exemplo, se quiser comer uma paella, não adianta ir a um restaurante francês.

Tudo isto para dizermos que quando nos apetece comer grelhados, peixe ou carne, em Lisboa, vamos a um restaurante que reúne o que foi dito anteriormente. Boa qualidade dos produtos, bom ambiente, bom serviço, rápido e eficiente, asseio, é o que encontramos no restaurante “O Mercado”, situado no mercado “Rosa Agulhas” em Alcântara, por baixo da Ponte 25 de Abril, mais precisamente na Rua Leão de Oliveira.

Restaurante com cerca de 17 anos (passou de um lado para o outro do “Mercado Rosa Agulhas”), que sob a batuta do Chef e proprietário José Manuel Teixeira, bem coadjuvado pela esposa, Paula Gomes, sempre preocupados com a satisfação dos clientes, oferecem diariamente pratos da nossa cozinha tradicional, para além dos excelentes grelhados, peixe e carne.
Agora, o “Mercado” tem mais uma opção de escolha. Na parte da esplanada o “Il Mercato”. Cozinha italiana, espaço bem arranjado, apresentando-se bem. À frente o Chef italiano Mário Russo.

Fizemos um desafio ao Chef Mário Russo. Queríamos uma degustação sem pizzas, lasanhas, raviolis. Fomos surpreendidos com a degustação…começámos com uma “Mozzarella al Tonno Marinato”, muito apetecível, a dar bem conta de si e bem apresentada. Seguimos para um “Risotto com Porcini”, que congregou superiormente os sabores esperados. Avançámos para um “Nero di Seppia al Frutti di Maré”, conjunto esplendoroso…e terminámos com “Tagliata di Manzo”, que subiu ao pódio pela magnifica qualidade da carne. Finalizámos com um “Tiramisù”. Tudo excelente, sem arrependimentos! Parabéns ao Chefe!

Almoço muito acima da média, não só pela qualidade, mas também pela companhia, outro requintado gastrónomo!
Concordámos em que este almoço estaria nos 10 melhores dos últimos 5 anos.

Verificamos a ementa e constatamos a grande variedade desta cozinha italiana, desde pizzas, massas, e carnes.

A escolha de vinhos é óptima pois possui uma boa garrafeira e sem preços exagerados.

Quanto ao serviço, muito bom. Desde a simpatia e o fino trato do “patrão” Zé, passando pelo Chef Mário Russo, bem coadjuvado pela Dina Morgado, que quase adivinha o que queremos ou quando, não abandonando o cliente e tendo sempre uma “atenção” para com ele.

Recomendamos vivamente...

José Manuel Alves
Roteiro Gastronômico de Portugal – 04-01-2013

Edit. / J.Coutinho

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>