Economia Slideshow — 23 julho 2013

Isso é China ! 这是中国  Zhè shì Zhōngguó !

(Por/ Yi Chan:.)

Já é sabido que em se tratando de China, tudo é superlativo. Na antiguidade, 220-280 d.C.  quando a Europa nem sonhava em se organizar, a população da China já contava com mais de 50 milhões de almas, quase a população atual do Reino Unido.

No imóvel há escritórios, salas de conferências, um complexo universitário, dois shoppings etc.

No ponto máximo de influência, a esfera cultural chinesa propagou-se por uma vasta área continental , bem maior do que qualquer país da Europa, ou seja; equivalente à Europa continental.

De vez em quando a China se fragmentava em guerras conta “Bárbaros” posteriormente os “Bárbaros” se achinesavam, o melhor exemplo é a dinastia Khan, dos Mongóis, conquistaram a China, porém a China continuou, sendo China, e os mongóis se achinesaram.

Dessa maneira os chineses levavam os invasores em banho-maria e a população perdida na batalha logo era recomposta por mestiços,

“Mestiços Chineses” que séculos depois não há distinção.

Ha muito que a China vem se destacando em grandes obras, construiu a maior hidroelétrica do mundo, o maior cassino do mundo, e agora o mais amplo edifício do mundo o “New Century Global Center”.

Chengdu a metrópole que é símbolo da prosperidade do sudoeste da China, construiu um edifício considerado por seus promotores como o mais amplo edifício do mundo.

É uma obra fenomenal, é tão desproporcional, que outras construções tidas como “mega” tornam-se irrisórias perante o exagero do New Century Global Center.

Mostrar poderio ou ambição?  Cidade de Chengdu, 成都市 -  sudoeste da China, exibe sua mega construção um edifício que qualquer comparação será impossível, a não ser para os próprios chineses.

O “Global Centrer”, um bloco retangular medindo 100 metros de altura  400 metros de largura e 500 metros de , e comprimento; assim, considerado por seus promotores como o “Maior” edifício do mundo.

Sua fachada externa em forma de ondas, é realmente diferente; trabalhadores atuaram no interior para criar um espaço onde caberá nada menos que o equivalente a 20 Óperas de Sydney, segundo os líderes de Chengdu, uma megalópole de mais de 14 milhões de habitantes.

Este complexo monumental, construído pelo promotor local China Exhibition and Travel Group, incluindo uma praia artificial com tobogãs gigantes, com capacidade para 6.000 banhistas que poderão se esbaldar nas maiores ondas já produzidas artificialmente.

Com isso, o maior prédio do mundo até então, era o aeroporto de Dubai, já ficou pra trás. Até aonde é que a China vai chegar?

Com  população “Oficial” que é quatro (4) vezes a dos Estados Unidos. Se eles quiserem e se o mundo deixar, a China voltará a ser:   “a Terra do Meio ou  Terra Central, ou mesmo como eles achavam (até à Idade Média ) Centro do mundo” , o mundo  vai aguentar? e se a Índia imitar a China?

Símbolo da ostentação e da prosperidade, superlatividade chinesa

 

A superfície total do Global Center e  de 1,7 milhão de m2 – para ter uma ideia do tamanho, o prédio do Pentágono em Washington tem 600 mil m2.

No complexo New Century Global Center haverá escritórios, salas de conferências, um complexo universitário, dois shoppings, dois hotéis cinco estrelas, uma “aldeia mediterrânea”, uma sala de patinação no gelo e um barco pirata e um

Cinema Imax; que é um formato de filme criado pela empresa canadense do mesmo nome, e que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução, superior aos sistemas convencionais de exibição de filmes. Uma tela padrão IMAX tem 22 x 16,1 metros.

Pelas Beiradas? Isto é coisa da China !

A China sempre surpreendendo…

agora um pouquinho de Mandarim:

 China significa: Terra do Meio ou Terra Central (como se escreve) 中国

(como se pronuncia)   Zhōngguó

Republica Popular da China  (como se escreve) 中华人民共和国

(como se pronuncia)  Zhōnghuá Rénmín Gònghéguó

( Yi /Chan:.)

Yi Chan

 

 


(Yí Chan)

Yi Chan

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>