Educação M. ambiente — 05 maio 2013

 

O sangue humano nunca foi azul , o Rio Yangtzé, já foi, já era…

Yangtzé ou Yang-Tsé (長江, 长江; Cháng Jiāng) Rio comprido.

(Por/Yi Chang:.)

Como na China tudo é superlativo, a água do Rio Yang-tsé tinha mesmo que ser bem vermelha !

Depois de uma sinistra  chuva avermelhada, agora uma grande mancha vermelho-sangue se alastra por varios pontos do rio no interior da China, pensado em fatos reais que poderiam ser utilizados como pressupostos pelos investigadores,pode ser algum resíduo e componente químico vazado na água, pode ter sido uma chacina que acabou com derramamento de sangue mesmo, de qualquer forma ou o culpado deve ser  uma empresa por jogar dejetos; ou ocorreu um crime gigantesco, ou ainda pode ser outro fenômeno esquisito, porém ninguém disse até agora o que causou e quais as consequências, algo novo , prenuncio ou anúncio do apocalipse.

rio YangtzéYang-Tsé ou Chang Jiang também conhecido como Rio Azul ou ainda Iansequião (chinês tradicional: 長江, chinês simplificado: 长江, pinyin: Cháng Jiāng), é o maior rio da Ásia, percorrendo 6.300 quilômetros desde sua nascente, nos montes Kunlum (Qinghai e Tibete), até ao mar da China Oriental, sempre na República Popular da China. Sua bacia hidrográfica (de 1.800.000 a 1.942.500 km²) irriga as regiões mais férteis da China.
Os principais afluentes do Yangtzé são o Min, o Wu e o Han. A garganta Yarlung Zangboer se localiza no Yangtzé, e é a maior do mundo.
É tradicionalmente considerado como a fronteira natural entre as regiões culturais do norte e sul da China.
Junto com o Rio Amarelo Huang He (Chinese: 黃河), o Yangtze (Rio comprido) é o rio mais importante da história, cultura e economia da China. O próspero Delta do Yangtze gera 20% do PIB.
O rio Yangtze flui através de uma grande variedade de ecossistemas e é habitat de vários animais ameaçadas de extinção, incluindo o jacaré chinês e o esturjão de Yangtze. Por milhares de anos, o homem tem utilizado a água do rio para a irrigação, o saneamento, o transporte, a indústria e também  para a guerra. A Barragem das Três Gargantas no rio Yangtze é a maior central hidreléctrica do mundo, desbancando a hidrelétrica de Itaipu que fica na fronteira Brasil/Paraguay

Nos últimos anos, o rio tem sofrido com a poluição industrial, a agrícola, o assoreamento e a perda de zonas úmidas, o que agrava inundações sazonais. Algumas partes do rio estão agora protegidas como reservas naturais.

 

A água de um dos afluentes do rio Yangtze ficou de repente de cor vermelha junto à cidade portuária de Chongqing, no interior da China.

O incidente foi registado por fotógrafos no afluente do Yangtze que circunda os estaleiros portuários e as docas de cargas e descargas da cidade.

Foi um espetáculo assustador, de arrepiar até os mais corajosos, presenciado pelos habitantes locais. A mancha vermelha cor de sangue alastrou por muitas centenas de metros. Alguns moradores próximos, e mesmo curiosos levaram garrafas cheias de “água vermelha do rio azul” como um triste recordação do fenômeno  que não deve ser o último na China.

Finalmente; uma explicação natural para a água vermelha que pode ser descartada são micro-organismos que produzem a chamada “maré vermelha”, conforme explica a professora Emily Stanley, da Universidade do Wisconsin  dos Estados Unidos. Segundo ela, as algas que costumam causar o fenômeno da maré vermelha são de um grupo marinho, e não de água doce.

Apos essa explicação técnica-cientifica, carece uma melhor investigação sobre a tal água ensanguentada no rio azul; aonde vai parar isso ? É muito difícil entender a China.

Link recomendado: Civilização Chinesa – O Vale do Huang he  黄 河  

Yi Chan

 

 

 

 

 

Edit./Yi Chan

 

Yi Chan

 

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>