Artes M. ambiente — 14 abril 2013

 

O papel substituiu uma tela feita de cânhamo, trapos e rede de pesca

O papel foi inventado durante a dinastia Han Oriental,  por Cai Lun ( T´Sai Lun ) funcionário imperial

O Chinês tinha apenas vinte anos de idade quando inventou o papel

Já sabemos oficialmente o que papel o foi inventado na China por Cai Lun (T´Sai Lun ) em 105 d.C., que foi um dos quatro grandes invenções pelos chineses.

Cai Lun não só melhorou a técnica de fabricação de papel, mas também tornou possível a utilização de uma variedade de materiais, como por exemplo, casca de árvore, cânhamo, trapos , etc .

A primeira descoberta sem muito êxito foi feita partir de cânhamo durante din. Han (206 aC – 24 dC em Fufeng, Shaanxi;

O Papel de bambu foi produzido na Dinastia Tang (608-907). papel feito em Jing Região de, Anhui, e  provavelmente  é o papel mais conhecido, que é usado principalmente na pintura e caligrafia chinesas. Papel Xuan é macio, liso, branco, absorvente e muito durável.

A Fabricação de papel foi introduzido na Coréia e no Vietnã durante o século 3 e para o Ocidente por volta do século 8.  chegou à Europa por meio da Espanha, onde a primeira fábrica de papel Europeia foi criada pelos árabes em Xativa, perto da cidade portuária mediterrânea de Valência. A primeira fábrica de papel na Europa foi construída em 1009.

O papel substituiu uma tela feita de cânhamo, trapos e rede de pesca, que era muito grosseira e difícil de ser trabalhada. mas que até então era utilizada.
Na Europa, esta preciosa invenção só chegou no século XII, sendo que até então existiam diversas soluções, a partir de trapos, capim, cânhamo, entre outros.
Percebemos, enfim, que toda esta evidência da China não é em vão.

O país da bandeira vermelha continuará influenciando o mundo, pois não se trata de algum imediatismo qualquer, mas sim, de uma constante milenar apenas pouco observada.
Assim sendo, podemos dizer que será indispensável aos terráqueos não-chineses o conhecimento sobre o idioma, costumes e idéias deste país, para não ficarem para trás.

Os maiores produtores  de papel em todo o mundo, conforme dados referentes a 2009, Associação Brasileira de Celulose e Papel e RISI   

1º. China: 86.391 mil toneladas  ( a poucos anos atrás a  China era o 3º.)
2º. Estados Unidos: 71.613
3º. Japão: 26.279
4º. Alemanha: 20.902
5º. Canadá: 12.857
6º. Suécia: 10.933
7º. Finlândia: 10.602
8º. Coréia do Sul: 10.481
9º. Brasil: 9.368
10º. Indonésia: 9.363

O que Chama a atenção para esses dados, é que o Brasil mesmo sendo um dos maiores produtores de celulose do mundo, ( 4º  - dados de Planeta floresta, 2011/2012) está longe de ser o 1º em fabricação de papel diversos; a China atualmente não produz nem 25% do que consome, os EUA, 65%,o Canadá excede 30%; atento a esses dados, fico pensando e me perguntando, porque os estrangeiros defensores das florestas brasileiras não fazem campanhas em seus países  “ou eles fazem qual tipo de papel ?”  o de se mostrarem bonzinhos, assim desestruturar nosso Brasil, atrapalhando as construções das usinas hidroelétricas, para ficarem especulando contra nossa capacidade de fazer nosso Brasil crescer por falta de energia elétrica?

Como seria o mundo sem papel ?

Essas nações são as mesmas que ajudam no tráfico de madeiras nobres e alguns animais silvestres, para enfeitar seus “belos jardins”, ninguém vê pessoas atrapalhando no desenvolvimento dos EUA (que mataram quase todos os seus búfalos, e que, conforme filmes, diziam; Índio bom é Índio morto ! ), da China, que é o maior poluidor o mundo acha que a Amazônia é de todos, mas a Torre Eiffel é da França, a Estátua da Liberdade é dos EUA, Os poços de petróleo poluidores $$$, são dos árabes,  aqueles lindos bosques que fizeram pelo mudo afora, sem poluição, poque mandando as fabricas poluidora para o México, Índia, etc., não são internacionalizados; aonde está a graça?

Sendo assim, eu não cuidei de minha casa, mas quero cuidar do quintal alheio ”  Ora bolas, vá pentear macacos; mas não os da nossa Amazônia.

Não se deve proibir o desmatamento na maioria dos países da Europa; o motivo é que eles já o fizeram; agora há alguns bosques bem cuidados, como eu já desse, sem poluição; (mandaram para o 3º mundo)  e se alguém achar  que deve proibir o desmatamento na Europa, e principalmente nos países baixos, saiba  que não vai causar nenhum problema, pois: A floresta deles é de  Beterrabas, repolhos, nabos; tulipas etc.

Edit./J.Coutinho

Edit.J.Coutinho

           

 

Edit./J.Coutinho

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>