Ciência Slideshow — 13 junho 2013

 

Astronautas chineses começam investida para pisar na Lua 

( 王亚平) Wang Yaping ajusta seu capacete espacial durante treinamento em Pequim no (Foto: Reuters)

Com um Contínuo investimento na corrida espacial, a China manda mais três astronautas para o espaço.

Como estamos acompanhado, o gigante asiático não está pra brincadeira.

Na terça-feira (11/06/2013) pela segunda vez, uma mulher “chinesa foi par o Espaço”; isso mostra que a mulher chinesa de hoje é totalmente diferente da chinesa Manchu, que além de ter a parte da cabeça raspada, os pés eram amarrados, para que ela não tivesse agilidade para se  rebelar, e ser apenas um objeto de prazer  sexual par se dono. (submissão total);.

hoje elas dão ordens, e lideram não só na  alta tecnologia mas também são executivas de alta performance.

Segundo a revista Forbes, (Chinesa é mulher mais rica do mundo, fortuna construída com seu próprio  trabalho) com uma fortuna avaliada em US$ 3,9 bilhões, a chinesa Wu Yajun, executiva-chefe da Longfor Properties, empresa de investimentos no setor imobiliário, é a mulher mais rica do mundo por seu próprio trabalho, segundo lista divulgada ontem pela revista norte-americana.

A mais rica do mundo

Engenheira de formação,Wu Yajun(吴亚军)  começou a investir no setor em sua cidade natal, Chongquing. Agora, de acordo com a Forbes, ela já tem propriedades em dez cidades. Como engenheira, trabalhou na Fábrica Qianwei Meter por quatro anos, e passou mais cinco na Shirong News Agency, na China.

Com mais este lançamento, a China pretende enviar em breve uma imissão espacial coma finalidade de pousar na Lua.  Em 2007, a China lançou sua primeira sonda lunar orbital, a Chang’e 1, cujo nome alude a uma deusa da Lua.  A China lança o seu mais recente satélite lunar no segundo semestre desse ano, a Chang’e-3, abrindo o caminho para um futuro pouso tripulado na superfície lunar, um oficial sênior do setor espacial.

Ma Xingrui, gerente geral da China Aerospace Ciência e Technology Corporation, disse que a missão vai ser a primeira tentativa de um pouso na lua. Ma disse que a Chang’e-3 irá investigar e explorar a superfície lunar, e realizar vários testes de tecnologia ambiental e espacial. A missão vai durar 15 dias na Lua para iniciar o programa que ele chamou de exploração do espaço mais profundo; os cientistas chineses também cogitam a hipótese de levar uma tripulação à lua após 2020.

“O fato de a palavra taikonauta estar incluída em dicionários populares em inglês, como o Oxford e Longman, mostra que foi reconhecida por um número bastante grande de anlgo falantes”, disse Chen Lin, professor de lingüística da Universidade de Estudos Exteriores de Beijing.

“Esta não é a primeira vez que uma palavra chinesa é ‘adotada’ por falantes de outros idiomas”, disse Chen, citando termos como kungfu, hutong (pequenos becos em Beijing) e nomes de pratos chineses que se oferecem em restaurantes de todo o mundo.

Mais uma palavra chinesa que o mundo adotou

                              “Taikonauta”

Quando a China deu outro grande salto em sua exploração do espaço, com o lançamento da nave Shenzhou VII, com três tripulantes a bordo, que realizaram a primeira caminhada espacial da nação, a palavra “taikonauta  太空 (tàikōng, espaço + naut, do grego viagem),  apareceu em informações jornalísticas de todo o mundo; também está incluída em dicionários.

A palavra é um híbrido do termo chinês “taikong” (espaço) e do grego “naut” (viajante) ou astronauta, diz o Dicionário Conciso de Inglês Oxford. Outras variações no termo são “cosmonauta”, cunhado na época da ex-União Soviética e o próprio “astronauta”, com origem norte-americana.

“O fato da palavra taikonauta estar incluída em dicionários populares em inglês, como o Oxford e Longman, mostra que foi reconhecida por um número bastante grande de anglo-falantes”, disse Chen Lin, professor de lingüística da Universidade de Estudos Exteriores de Beijing (Pequim)

Edit./Yi Chan

Edit./Yi Chan

 

 

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>