Esporte Slideshow — 23 janeiro 2015

Com o advento dos Jogos Olímpicos rio 2016,  a cidade do Rio de Janeiro está mobilizada para fazer história. É isso que todos nós brasileiros esperamos. Que as infraestruturas estejam prontas; que os estádios sejam funcionais, os hotéis com preços deste planeta, os restaurantes com preços para humanos e a nossa segurança, segura; Vamos aos Jogos…

(Por/J.Coutinho:.)

Quem criou a Olimpíadas ? O Francês, Pierre de Frédy (Paris, 1 de janeiro de 1863 — Genebra, 2 de setembro de 1937), conhecido como Barão de Coubertin, foi um historiador,  pedagogo e , passou para história como “o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna” 

Jogos Olímpicos, é um grande evento internacional, Jogos de  verão e de inverno. Onde atletas de quase todos os países do           mundo participam; com certeza todos os continentes estão presentes.

Os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, com os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Segundo umas das lendas, a invenção dos Jogos é creditado a Hércules. Um dos 12 trabalho do poderoso Hércules, teria sido limpar um estábulo que estava sem manutenção havia mais de 30 anos. O herói resolveu  o problema com muita simplicidade: desviou o curso de dois rios para que as águas passassem por dentro das estrebarias. Após isso, seguiu para Olímpia, onde criou as Olimpíadas para louvar a si próprio e também para homenagear a Zeus, seu pai.  O próprio Hércules se inscreveu como participante, mas ninguém apareceu para os jogos, o certo é que ninguém teve coragem para desafiar o herói. Então Zeus disfarçou-se de atleta, e fizeram um combate horas a fio; como nenhum se deu por vencido, Zeus  tira o disfarce, e cumprimenta orgulhosamente seu filho.

Jogos Olímpicos de Verão – rio 2016

Nesse caso os atletas Hércules  e  Zeus foram os primeiros competidores nas Olimpíadas. Num outro caso Homero em sua obra “Ilíada” diz que Aquiles organiza uma série competições entre os gregos para honrar o seu namorado Pátroclo, morto na Guerra de Tróia. Especialistas nesse tema concordam que o primeiro evento aconteceu em  776 a.C. . Já o Imperador romano Teodósio aboliu as provas em 393 d.C. por considerá-las pagãs. Uma observação curiosa: Um atleta de nome Orsippo  não consegui se entender com suas vestes e durante a corrida se enroscou nas peças e foi descartando-as,  acabando por cruzar a linha de chegada  nu.   A partir daí os atletas passaram a competir nus, peladões mesmo. Isso na Grécia antiga era uma festa, as figuras mitológicas faziam de tudo para fortalecer  o mito. Aguns atletas do Brasil :Lucimara representando o Brasil nas Olimpíadas

(por /J.Coutinho:.)

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>