Educação — 09 maio 2013

 

O  Vale do Huang he 黄 河 ,  China – Civilização 

 História da Civilização Chinesa

Pre-história / Antiguidade – A China  foi uma das primeiras regiões abitadas do mundo.

Baseada no leste do país, no no vale do Rio Amarelo; desde então teve início os elementos que dariam a característica singular da civilização chinesa

Segundo relatos históricos o povo chinês  originou-se a partir do “Vale do Huang He  黄 河  ” Vale do Rio Amarelo. se bem que não existem provas contundentes, contudo, foram encontrada em Beijin (Pequim) restos de Homo erectus com cerca de 460 mil anos, os quais receberam o nome de Sinanthropus pekinensis.

Foram encontrado provas confiáveis da existência de duas culturas relacionadas às cerâmicas, a Yangshao, (3950?-1700 a.C.) e a Long-Shan (2000?-1850 a.C.).

O Rio Amarelo ( Huang he ), faz sua jornada através de Gansu perto da cidade de Lanzhou; é um rio muito extenso.

Esse rio, também conhecido como Huang He 黄 河, ou Huang Ho, é o segundo mais longo rio da China e o 6º maior rio do mundo, medindo 5.464 km, e tem uma bacia de 752.000 km. Conforme historiadores, a dinastia Hia (1994-1766 a.C) foi a primeira dinastia hereditária; contudo, na dinastia Chang é aonde  mais evidências histórica pode ser encontrada.
.
nesse período viu-se o surgimento de obras de bronze utilizadas em rituais e os primeiros registros da (para nós) complicada escrita chinesa, 汉字 / 漢字, Hanzi), encontrados em cascos e ossos de tartarugas; ” aqui carece também um pequeno registro: há relatos de estudiosos da cultura chinesa, que  diz haver provas da qual os chineses quebravam os cascos das tartarugas e faziam previsões com os cacos como se fossem cartas de baralhos”
A dinastia Chang 1766-1027 a.C. (Alguns historiadores registram datas de 1600 – 1046 a.C)  governou no centro e no norte da atual China. A capital era situada em Anyang, perto da fronteira norte. A economia era baseada na agricultura; praticavam a metalurgia e o artesanato. A sociedade era aristocrática; à frente, sobressaía o rei, que liderava uma nobreza militar. Adoravam seus antepassados e uma profusão de deuses. O último monarca Chang foi expulso por um dirigente Chou, de um estado no vale do rio Wei.

Durante a dinastia Chou (1122-256 a.C.), a civilização chinesa foi-se estendendo gradualmente em direção ao norte. A grande expansão do território tornou impossível o controle direto e a responsabilidade foi delegada a senhores feudais, cada um deles encarregado de governar uma cidade murada e seu entorno. Com o tempo, esses estados dependentes foram-se tornando cada vez mais autônomos.

A sociedade era organizada em torno da produção agrícola. Os reis Chou mantiveram um controle efetivo sobre seus domínios até que, em 770 a.C., alguns estados se rebelaram, e junto com invasores nômades do norte expulsaram os soberanos de sua capital. Posteriormente, os Chou fundaram nova capital, em direção ao leste, em Luoyang. Do século VIII ao III a.C., ocorreu um rápido crescimento econômico e uma profunda mudança social, num contexto de instabilidade política extrema, e  fez com que aquele povo vivessem num estado de guerra quase incessante durante séculos.

黄 河   Huang He ( Rio amarelo )

Link recomentado: O Rio Yang-tsé, na China central – 长江

 

 

 

 

Yi Chan




Yi Chan

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>