Forças Armadas Saúde — 12 maio 2013

 

“ A Pólvora”  o enxofre, o salitre, o coco, a sarna o carvão

 

 

Produto do acaso

A China é o país que possui a maior população do mundo; oficialmente, 1,35 bi – 中国人 “Zhongguo ren” / “Zhōngguó rén;  é como eles  são chamados  – Chineses  porém a população extraoficial ninguém se arriscaria calcular, visto que há muitos não registrados, principalmente do sexo feminino.

Então, você tem uma chance em seis de ser chinês, lembrando que existem quase  duzentas nacionalidades.

Se você é extraterrestre e quer entrar em contato com os habitantes do Planeta Terra, então é aconselhável que você seja fluente em mandarim, pois,  é o idioma mais falado no mundo, dentre as centenas de idiomas e dialetos que os seres humanos proferem.
Habitualmente, quando pensamos em China, além do crescimento econômico, logo trazemos à mente a arquitetura característica, costumes alimentares estranhos aos padrões ocidentais, artes marciais e, principalmente, a cor vermelha; porém essa era cara da China até o começo dos anos 90.

Hoje, a China é tão moderna quanto qualquer nação ocidental, e em alguns casso é superior.
Isso nos faz lembrar aquela personagem  infantil que perguntava, se todos os chineses pulassem  de uma só vez balançaria a Terra?  Lógico que era fato para risos, mas, o certo é que eles já balançam as bolsas de valores o Dólar o Real, O Euro e a Libra com seu Renminbi (人民币) (Dinheiro do povo)

                             A Pólvora   
                                                              

 

A expressão é clássica, quando nos referimos a alguém que falou algo óbvio: “descobriu a pólvora!”. Mas como isso aconteceu:
Certo dia, um médico-farmacêutico buscava uma fórmula para cura de enfermidades diversas e misturou enxofre, salitre e carvão (alguém se habilita a testar este remédio?), mas, durante os testes, descobriu que esta mistura ocasionava explosões e, assim, a pólvora foi descoberta, sendo inicialmente usada coma fogos de artificio, Genghis Khan e seus descendentes que conquistaram a maior parte da Eurásia, quando adentaram no território chinês, a princípio ficaram deslumbrados com as festas coloridas pelos fogos de artifício, “depois de um grande susto com um artificio mal utilizado” imediatamente perguntou: vocês usam isso só para fazer festas?

Desde então o pensamento para uso militar foi crescendo, e finalmente o que era brinquedo se tornou em algo muito perigoso. “Armas de Guerras”.

No Brasil sabe-se que já foi dado como remédio enxofre misturado ao coco.

A mistura deveria ser  passada no corpo e comida somente uma pequenina parte, e só assim, o remédio sortia o efeito desejado.

No nordeste do Brasil, até os anos 50 era normal ver em alguma casa, crianças nuas tomando um banho de coco com enxofre.

“Pega-se um coco com  água e faz a festa…”

Quebra-se o coco tira-se a água, com “certeza todos querem beber um pouquinho”; vê se o coco estar bem fresquinho, carnudo etc.

Rala-se normalmente, o coco, junta-se a uma porção de água potável , para que a porção fique bem úmida, por fim;  adiciona-se uma pequena porção de enxofre, ( o Cheiro não é muito agradável)  daí,  todo mundo  seminu, começando esfregar a mistura meia amarelada na pele, e por vez, levar à boca uma pequena porção; diz-se que é pra garantir o efeito esperado; parece que os chineses já usavam essa receita há milênio.   N.B. consulte o seu médico.

A propósito; como os chineses vieram parar em nossas florestas ?

 

Edit./ Yi Chan

Yi Chan

 

 

 

 

 

Yi Chan

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>