Justiça M. ambiente — 28 março 2013

Promotor estadunidense vai processar marmota embusteira, fraudulenta.

A Marmota é falsa, Processo nela !

Como todos os roedores, também a marmota tem sua importância, mas não é só roer e cumprir sua função na natureza, além disso, o bichinho é muito engraçadinho. Os roedores são importantes em muitos ecossistemas porque se reproduzem rapidamente, servindo de alimento para predadores,  ( principalmente a Águia Real ) são dispersores de sementes e vetores de doenças. Humanos usam roedores para testes laboratoriais, na alimentação e para obtenção de sua pele.

As marmotas levam a sério a higiene, para manter a toca principal limpa, usam outra toca como banheiro. Elas constroem uma câmera grande coberta com grama no fundo da toca principal. É nessa câmera segura que as fêmeas dão a luz. Ela também serve de abrigo aconchegante para a família inteira se amontoar durante a longa hibernação do inverno que dura mais de 6 meses, as vezes até por 9 meses as marmotas costumam ser mais ativas de manhã cedo e no fim da tarde.Durante a hibernação, seu coração chega a bater apenas uma ou duas vezes por minuto, e a temperatura corporal cai para cerca de 5°C. Por isso, durante o verão e o começo do outono, as marmotas comem vorazmente para criar reservas de gordura que durem todo o longo período de hibernação.

Todo ano, no dia 2 de fevereiro, a cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia (EUA), entra em festa para ouvir o seu meteorologista mais famoso. Ele faz a previsão do tempo sem dizer uma palavra.

Este é Punxsutawney Phil e ele é uma marmota

Este é Punxsutawney Phil e ele é uma marmota.

Esta é uma tradição que vem das antigas tribos germânicas da Europa, que eram muito ligadas à agricultura. Acreditava-se que as marmotas sabiam da previsão do clima melhor que os humanos e, por isso, quando o inverno dava sinais de que ia terminar, os germânicos ficavam de olho nelas.

As marmotas hibernam por todo o inverno e, no começo de fevereiro, elas acordam pela primeira vez. Os germânicos sacaram que, se a marmota acorda, vai até a superfície e volta para dormir mais um pouco, o inverno vai durar um pouco mais. Se ela ficar por ali mesmo, quer dizer que a primavera vem chegando.

Punxsutawney é uma cidade repleta de imigrantes alemães que trouxeram essa tradição junto com eles e fizeram algo mais que observar marmotas. Afinal, eles são norte-americanos e não tem nada que ele curtam mais que um bom espetáculo. Por isso, eles criaram o Dia da Marmota, o Clube da Marmota, criaram uma marmota especialmente para isso (o Phil, que dizem até ser imortal) e um evento amplamente difundido e divulgado em que

Fique esperta sua Marmota…

o país inteiro fica vendo qual será a previsão de Phil para o inverno“ Deeley revelou à ”Associated Press ” Na última segunda-feira, dia 25, que é o verdadeiro responsável pela confusão. “foi sua e não da marmota”, eu mereço toda a culpa, e não Phil”, disse, referindo-se à marmotaque, segundo o processo de brincadeira, corria risco de encarar a pena de morte. Segundo o criador, quando o roedor “sussurrou”

a previsão do tempo em seu ouvido, ele entendeu errado “por causa do sotaque“. Na verdade, a tradição consiste em se está sol ou nublado quando o bicho sai de sua toca no Dia da Marmota , se sai e fica por ali mesmo, é sinal que vai esquentar, se volta para a toca, prepare o casaco que o frio continua; mas dessa vez o bicho errou feio.

Já no ano passado ”errou também” inverteu tudo; indicava que o inverno duraria por mais um tempo, mas foi exatamente o contrário, por esse motivo, o promotor de Justiça estadunidense Mike Gmoser anunciou que vai processar a marmota conhecida como Punxsutawney Phil por fraude.

(dessa vez  é só uma brincadeirinha, mas se cuide sua marmota.)

 

 

Edit./J.Coutinho

 

Compartilhar

Sobre o Autor

admin

(0) Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*



Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>